Simulação do Fluxo de Fábrica e de Abastecimento

Não é raro vincular, mesmo que de maneira implícita, o termo Manufatura Digital ou Gêmeo Digital a ambientes virtuais completos e complexos, com diversos operadores, máquinas, robôs e alimentadores de linha, atuando harmoniosamente, refletindo nitidamente uma linha de montagem de determinado produto.
A Simulação do Fluxo de Fábrica e de Abastecimento, permite exatamente isso: analisar e simular o cenário produtivo em um contexto completo, levando em consideração desde os processos de alimentação de matéria prima na linha produtiva, seja por AGVs (Automated Guided Vehicle), empilhadeiras, carros de abastecimento ou manual através de operadores, passando pelos processos produtivos e finalizando na montagem final e na distribuição para o estoque de produtos acabados.
- Considerando os recursos produtivos reais no ambiente 3D, transformando o ambiente virtual em uma cópia fiel do ambiente real;
- Desconsiderando os recursos produtivos reais no ambiente 3D, utilizando componentes padrões e de bibliotecas.
Esta visão é extremamente importante sob a perspectiva de tempo investido na construção do modelo virtual, tendo em vista que o foco principal da simulação de fluxo de fábrica é a obtenção de informações estatísticas, oriundas a partir das simulações executadas no modelo, possibilitando:
- Definir de maneira macro o conceito da produção;
- Simular cenários produtivos puxados ou empurrados;
- Identificar gargalos;
- Analisar cenários alternativos, de acordo com o layout proposto;
- Otimizar o transporte da matéria prima e de buffers; entre outros.
É comum encontrarmos na literatura a nomenclatura de Simulação de Eventos Discretos quando se referem a simulações de fluxo de abastecimento e de fábrica e é possível encontrar tecnologias específicas para tais análises, com viés exclusivamente estatístico e com pouco apelo pela qualidade 3D do modelo virtual. Porém, em um cenário de continuidade e transformação digital, faz todo o sentido a utilização de ambientes virtuais obtidos através de plataformas híbridas, que possibilitem a escolha da estratégia de projeto de acordo com a necessidade, gerando o Gêmeo Digital fiel ao real ou utilizando recursos padrões e de biblioteca. Neste ponto em específico não existe certo ou errado, existe a necessidade e como alcançá-la. Particularmente, prefiro um ambiente virtual idêntico ao real, mas em algumas situações o tempo para execução do projeto e o objetivo, não permitem um nível tão elevado nos detalhes de recursos e no ambiente sob a perspectiva 3D.
Deixe um comentário