Do papel ao digital: a evolução dos projetos elétricos com a inteligência artificial na indústria

Desde que Thomas Edison acendeu a primeira lâmpada, em 1879, a eletricidade se tornou essencial para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico. Com a automação industrial, o que antes era desenvolvido no papel passou a ser inserido no mundo digital, e isso vale para o universo dos projetos elétricos.
A revolução tecnológica, que acabou se tornando necessária, fez com que a automação industrial obtivesse uma taxa de crescimento anual de 9,7%, o que corroborou para o desenvolvimento exponencial na forma como os sistemas elétricos são projetados, tornando-os mais produtivos e conectados.
De fato, essa evolução traz consigo a necessidade de transformação e modernização da nossa forma de trabalhar – ainda mais com a chegada e adoção da inteligência artificial na indústria. E nessa história, a eletricidade desempenhou um papel fundamental.
Revolução industrial e a engenharia elétrica andando lado a lado
O início da revolução industrial definiu os passos necessários para que a elétrica pudesse impulsionar o mundo que vivemos hoje. Desde a ‘indústria 1.0’, que introduziu as máquinas a vapor e o uso do carvão como fonte de energia, passando pela eletrificação da ‘indústria 2.0’ e chegando à automação, podemos observar a evolução na forma de produzir energia e transformar o trabalho eletromecânico.
Com o passar dos tempos, na revolução industrial 3.0, a automação ganhou força por meio de softwares que otimizaram os processos de fabricação, ferramentas essas que utilizamos até hoje. Foi nesse período, entre 1950 e os anos 2000, que softwares CAD, como o SOLIDWORKS, surgiram e passaram a revolucionar a maneira de projetar.
No entanto, se a digitalização marcou essa evolução, foi na tão aguardada indústria 4.0 que a inovação avançou ainda mais, promovendo mais conexão, colaboração e inteligência. Afinal, na transformação digital, a palavra-chave é conectividade.

A transformação dos projetos elétricos
A história do mundo ECAD começa no início da década de 1950, com o surgimento dos primeiros sistemas CAD (Computer-Aided Design, ou design auxiliado por computador), um recurso criado para auxiliar designers e projetistas na criação de projetos.
Inclusive, foi nesse período que ocorreu a transição do desenho manual para o CAD e, posteriormente, para softwares especializados em ECAD (Electrical Computer-Aided Design, ou projeto elétrico assistido por computador). Ferramentas que revolucionaram o mundo dos diagramas elétricos, trazendo mais precisão e produtividade, e o SOLIDWORKS Electrical surgiu como uma dessas soluções.
Lançado em 2009, a solução foi desenvolvida como um software ECAD para projetos elétricos, automação industrial e esquemas elétricos, com o objetivo de transformar a forma de criar esquemas, antes limitados ao desenho manual de linhas.
Com o tempo, tornou-se essencial construir projetos elétricos de maneira mais objetiva e precisa, já que elementos como linhas, layers (camadas) e cotas deixaram de ser as únicas preocupações. O avanço da tecnologia trouxe novas demandas, como a necessidade de listas de materiais mais precisas e a eliminação do retrabalho de desenhar símbolos manualmente.
Nesse cenário, as bibliotecas de recursos se tornaram indispensáveis para acelerar o desenvolvimento de projetos elétricos e, em 2018, a Dassault Systèmes adquiriu o SOLIDWORKS Electrical, incorporando-o ao portfólio do SOLIDWORKS.
Com a evolução da transformação digital, a necessidade de integração entre os setores elétrico, mecânico e outros segmentos se tornou cada vez mais relevante, e o SOLIDWORKS Electrical passou a desempenhar um papel importante nesse cenário.

Integração e comunicação na engenharia moderna
Na engenharia moderna, abandonamos a concepção de setores isolados e sem comunicação. No desenvolvimento de projetos elétricos e na criação de máquinas que dependem de acionamentos elétricos, é fundamental substituir a abordagem fragmentada por uma visão unificada de produtos.
Ao integrar informações de diferentes departamentos, criamos um ecossistema mais coeso e eficiente, onde as equipes deixam de atuar como ilhas e o compartilhamento de projetos deixa de ser um obstáculo.

O SOLIDWORKS Electrical possibilita essa integração ao sincronizar diagramas elétricos com SOLIDWORKS CAD, PDM, DraftSight e a 3DEXPERIENCE, promovendo uma conexão eficiente entre os departamentos. Ele é o único software elétrico com integração nativa entre os setores de elétrica e mecânica, dando um passo importante em direção ao novo momento da transformação digital, cuja base é a conectividade e está sendo pautada por business Intelligence (BI), sistemas em nuvem, inteligência artificial e cibersegurança na indústria.
Leia mais:
Inteligência artificial na indústria | O futuro dos projetos elétricos e as soluções da SKA
Um olhar mais atento ao cenário brasileiro revela uma tendência de crescimento. Nos últimos dois anos, o número de grandes indústrias brasileiras que adotaram tecnologias para automação e aprimoramento da gestão industrial aumentou em 10%.
No setor de engenharia, cada vez mais indústrias globais utilizam ferramentas CAD e ECAD em plataformas integradas, aproveitando a conectividade digital para acelerar o ciclo de desenvolvimento de produto até a sua fabricação.
Como vimos ao longo deste artigo, a engenharia elétrica sempre foi um pilar da evolução industrial e continua desempenhando um papel fundamental nessa nova era. Nesse cenário de transformação digital, a SKA se destaca como uma parceira estratégica, promovendo a integração entre engenharia e o chão de fábrica, com o princípio de conectar pessoas, processos e tecnologias.
SKA Connect 2025: o futuro é agora
A tecnologia segue em constante evolução, e sua empresa está acompanhando essa transformação? No dia 06 de maio, às 10h, ocorre o SKA Connect 2025, o maior evento voltado para tecnologias industriais no Brasil.
A atração, que contará com a presença de grandes marcas que que entenderam o momento e se destacaram pela inovação em seus setores, será uma verdadeira imersão tecnológica.
Além de painéis voltados a transformação digital de empresas que apostam no que há de mais inovador na indústria, o SKA Connect contará com a palestra do especialista em inovação e tecnologia, Arthur Igreja.
O profissional, renomado e reconhecido no Brasil todo, trará um panorama completo sobre as inovações do mundo dos negócios voltadas às indústrias, como também aspectos relacionados à Business Intelligence (BI), sistemas em nuvem, inteligência artificial e cibersegurança na indústria.
Você vai perder essa oportunidade? Clique no botão abaixo e faça já sua inscrição.
Deixe um comentário